Núcleo Informa

Banner Site - Informa (1)

O Núcleo (IN)forma é composto por ciclos de palestras, oficinas e minicursos focados em apresentar diferentes temáticas e projetos que explorem a Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação (CTI&E) atrelados a internacionalização para a comunidade viçosense.

Atualmente não existe na Universidade Federal de Viçosa, ou na cidade de Viçosa, um espaço aberto para que as comunidades, universitária e não universitária, apresentem os projetos que estão sendo realizados no campus e na cidade. Ainda, não há programas que fomentem uma formação continuada na área de CTI&E para toda a população viçosense.

A criação de um espaço aberto para esta troca de conhecimento e experiências é essencial para aproximar a instituição e a cidade de Viçosa, aumentando o envolvimento dos estudantes em prol da cidade e oferecendo à comunidade não universitária um maior acesso aos projetos e pesquisas em desenvolvimento na UFV.

Objetivos:

  • Estimular uma maior articulação entre a Universidade Federal de Viçosa e a comunidade Viçosense através de palestras que promovam a troca de saberes, experiências e oportunidades.
  • Promover a troca de conhecimento e experiências entre a comunidade acadêmica e comunidade Viçosense promovendo o desenvolvimento profissional e pessoal dos participantes.
clique no título para saber sobre o evento

 

Croquis urbanos: olhares e percepções sobre Viçosa

Realizado no dia 05 de maio de 2017, o minicurso foi ministrado pelo Felipe Arlindo Silva, graduando em Arquitetura pela UFJF. O minicurso teve como objetivo despertar o interesse das pessoas pelo desenho, pela cidade, por espaços vazios, dos quais muitas vezes passam despercebidos aos nossos olhos.

Vamos falar de cultura

PROJETO CULTURAL VIÇOSA 02

 

No dia 13 de Março de 2017, o workshop foi ministrado por ​Karin Wagenblatt, formada em Língua e Comunicação na Universidade de Marburg, Alemanha.

O objetivo deste Workshop foi refletir sobre como apresentar culturas diferentes para pessoas que ainda não tiveram muitas experiências com uma outra cultura e como introduzir a mesma e criar experiências com a cultura partindo das experiências do professor.

 

Falar em Público: Uma barreira Acadêmica

informa oratória 4-01No dia 27 de maio de 2017, o minicurso foi ministrado por Vinicius Augusto Medeiros Viana, graduando em Psicologia na modalidade bacharelado pela Univiçosa-MG e ex colaborador da Em Rede – Núcleo Viçosa.

O objetivo do minicurso foi de trazer aos acadêmicos algumas técnicas para a melhora da fala em público, assim como informações relevantes para compreensão de técnicas e experiências das mesmas.

Fé e Razão: duas asas que nos elevam à verdade

Inscrições abertas-01

 

No dia 28 de Junho de 2017 ocorreu o minicurso administrado pelo Padre Geraldo Trindade, vigário paroquial Nossa Senhora de Fátima (Viçosa), com o tema “Enxergar o ser humano como um ser integral a fim de que todo o conhecimento tenha em vista um humanismo libertador “.

O objetivo do minicurso foi de despertar o interesse dialogal dentro da temática fé e razão e construir um campo aberto para o conhecimento considerando a dimensão transcendental do ser humano.

Tecnologias Educacionais

Arte de divulgação 1

 

No dia 12 de setembro de 2017 foi realizada mais um oficina, ministrada pelo estudante de Cooperativismo da UFV e também membro da divisão de tecnologia da Em Rede, Pedro Paulo Faé Braz.

Com o tema Tecnologias Educacionais, o evento teve o objetivo de divulgar o atual cenário das tecnologias educacionais e apresentar ao público as tecnologias mais acessíveis a realidade dos estudantes e professores da UFV.

 

Divulgação Científica
Divulgação Científica -distribuição-01

No dia 26 de setembro de 2017 aconteceu o evento “Divulgação Científica: O diálogo entre pesquisadores e sociedade [PLATAFORMAS E POSSIBILIDADES]“, ministrado pela jornalista da UFV Lea Regina de Medeiros!

 

 

 

Living Lab Biobased Brazil

VEM AÍ

 

No dia 30 de Outubro foi promovido o ciclo de palestras “Living Lab Biobased Brazil”.

O objetivo do evento foi promover a troca de conhecimentos específicos dos professores holandeses para a comunidade acadêmica da UFV, além de colaborar com a internacionalização da nossa instituição. O evento foi em inglês e não contou com tradução simultânea.

Endereço

Campus Universitário
Edifício Arthur Bernardes, sala 103
Viçosa/MG – CEP: 36570-900
Tel.: +55-31-3899-2881
E-mail: nucleo.vicosa@redecsf.org.br

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2014 - Mantido com Wordpress