História

Desde a fundação do Núcleo em 24 de setembro de 2015, a Rede CsF vem se fazendo persistente em Viçosa, MG. Com muita iniciativa e motivação para transformar o Brasil, estudantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV) formaram o Núcleo Viçosa da Rede CsF. As atividades procuram integrar a maior diversidade de estudantes desta instituição e da cidade, a fim de promover um ambiente fortuito para desenvolver Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação. Tudo começou com o VI Colóquio da Rede CsF: Trocas de Experiências entre o intercâmbio e a UFV, um colóquio de troca de experiências de intercâmbio, organizado por alguns ex-intercambistas da instituição.

Guilherme Salvador, Ex-Líder do Departamento de Talentos, explicando sobre a Rede CsF

Guilherme Salvador, Ex-Líder do Departamento de Talentos, explicando sobre a Rede CsF

O convite para formar o Núcleo em Viçosa foi aceito por um grupo de estudantes determinados a transformar o local no qual estão inseridos. Com o respaldo da Diretoria de Relações Internacionais da UFV, o Núcleo foi registrado como Programa de Extensão Universitária. Atualmente, o Núcleo Viçosa é formado por estudantes da UFV, ex-intercambistas dos Programas Ciência sem Fronteiras, PLI  – Programa de Licenciaturas Internacionais, BRAFITEC e de Mobilidade Acadêmica e discentes da UFV, cujo principal objetivo é atuar como multiplicadores de boas ações, impactando a realidade local.

Nos primeiros meses de estruturação em 2015, o Núcleo se organizou internamente para que as ideias e projetos fossem consolidados. A atuação efetiva com o envolvimento de parceiros e a realização dos projetos começou em março de 2016.Neste momento, foram implantados os projetos Universitário por um dia, que oferece aos estudantes do Ensino Médio a chance de conhecer a rotina acadêmica de um curso da graduação de sua escolha, e o Rede Idiomas, Grupos de Imersão Cultural em alguns idiomas. Em junho, começaram as atividades do Núcleo Visita, favorecendo a troca de experiências e o contato com os alunos do Ensino Médio e do Ensino Superior como forma de incentivar e ressaltar a importância do ingresso na Universidade. Já em outubro do mesmo ano, começaram as articulações para a implantação do Ciência na Praça, projeto que visa a popularização de pesquisas realizadas na UFV para o público não acadêmico, aproximando comunidade e universidade.

O Núcleo Viçosa vem proporcionando oportunidades, experiências e promovendo pequenas mudanças na vida de algumas pessoas. Como reconhecimento deste trabalho, os colaboradores da Rede CsF foram convidados a relatar as experiências em uma diversidade de eventos acadêmicos de abrangência local, regional ou até mesmo nacional. Além dos relatos de experiência, a divulgação científica dos projetos foi bem sucedida no Congresso de Extensão Universitária em Ouro Preto (CBEU) – MG e no Simpósio de Integração Acadêmica (SIA) da UFV em 2015 e 2016.

Núcleo Viçosa completa 1 ano em Setembro de 2016

Com o intuito de possibilitar a interação entre núcleos de diferentes regiões do Brasil, colaboradores da Rede CsF e a comunidade brasileira em geral, foi idealizado o  I Encontro Nacional da Rede CsF (EnRede). Viçosa sediou o primeiro evento desta natureza, que ocorreu em agosto de 2016. A expectativa de gerar impactos positivos no futuro dos seus projetos no Brasil e também fora dele foi motivadora para a discussão de uma questão em comum: “como utilizar a Rede CsF para catalisar as ações inovadoras para transformar o Brasil?”. Com a temática Intercambiando Saberes, o Primeiro Encontro Nacional trouxe discussões pautadas nos pilares que a Rede CsF já vem desenvolvendo ao longo dos três anos de existência. O evento também possibilitou discutir problemáticas atreladas à internacionalização e compartilhar informações dos projetos já realizados em diversos núcleos de todo o país.

Equipe na 1ª Imersão do Núcleo Viçosa em Outubro de 2016