Ciclo de Palestras Living Lab Biobased Brazil

O Núcleo INforma, em parceria com a Diretoria de Relações Internacionais e a Liga Acadêmica de Qualidade da Água, mais uma vez promoveu um evento de sucesso! Dessa vez apresentando três palestras inteiramente em inglês, os ministrantes Erik Lammers, Qian Zhou e Jappe de Best, puderam trocar conhecimentos específicos com a comunidade acadêmica da UFV, além de colaborar com a internacionalização da nossa instituição.

Entre os dias 23 de outubro e 04 de novembro uma comitiva de professores pesquisadores da AVANS University of Applied Sciences estiveram na UFV para reuniões com nossos professores. Aproveitando essa oportunidade foram promovidas três palestras sobre o desenvolvimento de projetos na Holanda, bem como a apresentação do Living Lab Biobased Brazil.

Resultado de uma colaboração entre universidades mineiras e holandesas focadas em pesquisa, o Living Lab Biobased Brazil é uma plataforma de educação e pesquisa aplicada onde estudantes de graduação, professores e pesquisadores de diversas universidades brasileiras e holandesas trabalham em conjunto com o objetivo de achar soluções para problemas reais. O programa educacional propõe, por exemplo, a utilização de resíduos da agricultura, indústria de alimentos e domésticos para novos fins. No projeto, a biomassa originada desses resíduos gera produtos químicos, combustíveis, plásticos, energia e alimentos.

A primeira palestra ministrada por Erik Lammers, gerente de projetos na Universidade de Ciências Aplicadas AVANS – Holanda e coordenador do projeto Living Lab Biobased Brazil, teve como tema “Opportunity in The Netherlands with Living Lab Biobased Brazil”. Foram apresentadas oportunidades para os brasileiros na Holanda e projetos passíveis de serem enviados aos responsáveis, bem como as atividades desenvolvidas pelo Living Lab; vídeos institucionais também foram exibidos com as propostas da plataforma. Teve como público alvo estudantes de graduação e pós-graduação em Química, Engenharia Química, Bioquímica, Microbiologia, Engenharia Ambiental e Engenharia Agrícola e Ambiental, e público que atendia aos pré-requisitos dos projetos.

A segunda palestra foi apresentada pela Engenheira Quimica, professora e pesquisadora da AVANS University of Applied Sciences, PhD em Ciência de Materiais – Sichuan University, China, Qian Zhou. Com o tema “Thermochemical conversion of biomass: pretreatment, reaction and product upgrading”, e teve como público alvo estudantes de Graduação e pós-graduação em Química e Engenharia Química.

Por último, Jappe de Best, cientista ambiental, professor e pesquisador da AVANS University of Applied Sciences, PhD em Biotecnologia Ambiental – University Groningen, Holanda, ministrou sobre “Water management in The Netherlands (Europe) in relation to climate change”. Contou com a presença de estudantes de Graduação e pós-graduação em Química, Engenharia Química, Bioquímica, Microbiologia, Engenharia Ambiental e Engenharia Agrícola e Ambiental, ou qualquer um que tinha interesse no tema abordado. Com uma didática impecável, explicou aos presentes os desafios enfrentados pela Holanda devido ao aumento do nível do mar em decorrência das mudanças climáticas, e as medidas tomadas pelo governo para solucionar este problema. De forma bem dinâmica também mostrou soluções para correção da qualidade da água de acordo com problemas bem específicos, evidenciando assim um problema recorrente no país.

Portanto, com 3,5h de evento no total, no dia 30 de outubro foram apresentados temas relevantes acerca de gestão de recursos hídricos e propostas de uso de biomassa para produção de energia e produtos químicos. Para mais informações, fique ligado nos projetos do Living Lab através do site e nas oportunidades para participar dessa equipe incrível!

Confira agora algumas fotos do evento