Quarta edição 2018/1

No último sábado, dia 16/06/18,  a divulgação científica foi o destaque  na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro São José, em Viçosa-MG. Professores, pós-graduandos, graduandos e técnicos de diversos departamentos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) estiveram na escola para mostrar à comunidade, com linguagem amigável e acessível, o trabalho dos pesquisadores da UFV.

 O ‘Ciência na Praça’ envolveu mais de 80 membros da UFV em sua 4ª Edição, e contou com público de cerca 150 pessoas, entre estudantes da escola municipal e moradores do bairro, os quais ainda participaram de sorteio de brindes e outras atividades lúdicas e interativas. O Projeto é uma iniciativa da Em Rede – Núcleo Viçosa e do Departamento de Economia Rural (DER), com apoios da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), da Fundação Arthur Bernardes (FUNARBE) e do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB) da UFV, e tem como objetivo estimular a maior aproximação entre a Universidade e a comunidade de Viçosa, de forma a promover a popularização da ciência.

Nesta edição, participaram os seguintes projetos: ‘A Botânica no dia a dia’ (Departamento de Biologia Vegetal); ‘A Serra do Brigadeiro em foco: em foco a divulgação da ciência nas matérias do boletim BIOPESB’ (Departamento de Letras); ‘Água e crise hídrica em Viçosa’ (Departamento de Engenharia Civil, Divisão de Água e Esgoto); ‘Seria um crime perfeito… se não fosse pelos insetos!’; ‘Conhecendo as formigas do nosso quintal’ e ‘III Insetos em Cena’ (Departamento de Entomologia); ‘Do crânio às vértebras: curiosidades e evolução dos animais vertebrados’ (Departamento de Biologia Animal); ‘Micróbios: vilões ou heróis?’ (Departamento de Microbiologia); ‘O papel do médico veterinário na saúde humana’ (Departamento de Medicina Veterinária); ‘Pesquisa sobre Leishmanioses: da doença a produtos biotecnológicos voltados para o tratamento, diagnóstico e vacina’  (Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular); ‘UFV Soccer Academy (Departamento de Educação Física); ‘Venha conhecer o DNA’ (Departamento de Biologia Geral); ‘Primeiros Socorros: Parada Cardiorespiratória, Engasgo e Animais Peçonhento’ e ‘’Cuidando do Ursinho’ (Departamento de Medicina e Enfermagem).

Para a diretora da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, Goretti de Fatima de Aquino Silva, o Projeto encantou os envolvidos – segundo ela – devido ao envolvimento dos grupos da UFV com a comunidade, principalmente com as crianças. “Este evento contribui para uma aproximação maior da cidade com a universidade”, completou.

O Projeto Ciência na Praça também foi uma experiência enriquecedora para os pesquisadores, como afirma Bruna Torres, pós-graduanda do Departamento de Medicina Veterinária. Para ela, o evento ajuda a reforçar a importância da educação de base no país, e também a aproximar os pesquisadores da UFV da comunidade Viçosense. “Me alegra perceber que nós podemos contribuir com isso”, ressaltou ela, que integrou o estande ‘O papel do médico veterinário na saúde humana’.

Abaixo, segue o depoimento da professora Alessandra Lucrécio da Costa, que atua na 4º série do Ensino Fundamental I:

“Todos os estudantes chamaram a atenção, cada qual com sua importância, foi descrito e informado de forma lúdica, com atividades concretas as quais envolveram todo o público participante independentemente da idade ou série cursada. Foi uma feira de conhecimentos riquíssima possibilitou-me ampliar meus conhecimentos e adquirir novos como por exemplo: Vivenciar em “boneco” os primeiros socorros caso de parada cardíaca. Tudo me chamou a atenção: as experiências com fungos, bactérias etc., os microscópios com lâminas demonstrando os tipos de genes das doenças, os estudos que estão sendo feitos para inibir a Leishmaniose.

As estruturas do DNA em tamanho ampliado, visualizei em microscópio o DNA de abelhas. Experimentei brigadeiro com lavras trituradas etc. e muito mais…

Depois de tudo isso é lógico que a feira de Ciências na Praça foi maravilhosa. Tendo suma importância para ampliar em todas as áreas do conhecimento e poder complementar vários conteúdos ministrados em sala de aula. Eu por exemplo trabalhei com minha turma atividades sobre “A Serra do Brigadeiro em foco:

A divulgação da Ciência nas matérias do Boletim BioPESB e vou trabalhar com o material:

-Insetos em Cena.

Obrigada a todos os envolvidos no projeto: Ciências na Praça foi muito divertido e ampliou meus conhecimentos. ”

Acesse aqui o relatório da quarta edição: Relatório 

Agora confira as fotos do evento!

Créditos: Josiane Nunes Mendes e Débora Moreira.